terça-feira, 30 de outubro de 2007

Será...

É com algum agrado que vejo os portugueses oporem-se às reformas levadas a cabo pelo governo Sócrates, tais como a Administração Pública, Educação, Saúde, Justiça, etc. Segundo a maioria dos inqueridos pelo barómetro Marktest, classifica as medidas como muito má.

Será que Portugal está a despertar…

Vem mesmo a calhar

Levanta-te e anda!

Ó mocidade, a voz do mar
Que diz!
Mistério.
Acorda bem. Torna a escutar.
Que diz!
Império.

Levanta-te e vai! Vive! Luta
Olhos no céu!
Reza! Grita, que quem te escuta
É o mar, que é teu.

Luta! Mil anos vais levar
Dois mil ou três?
Começa! Tens de começar
Alguma vez.

Que importa o sol, a chuva, o vento,
Mil anos são um só momento
Na eternidade.

Olha o caminho que é direito.
O fim lá está.
Levanta os olhos! Dilata o peito
E vai! Vai já!
Fernando Lima

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Milhões para os amigos empresários e advogados

Em 2008, o (des)governo Sócrates prevê gastar cerca de 190 milhões de euros em estudos, pareceres, projectos e consultadorias, contra os 116 milhões deste ano, corresponde a um aumento de 74 milhões de euros.
O governo poderá recorrer a serviços externos de empresas, escritórios de advogados e Universidades. A situação torna-se ainda mais absurda, já que o estado tem mecanismos próprios para realizar esses mesmos estudos, sem ter de recorrer às carteiras dos contribuintes.
Mas... Afinal para que servem os amigos!

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A evolução Russa - Vladimir Putin


Mais uma pérola deste governo

Atenção a todos os vândalos e delinquentes, já é possível andar a passear o portátil, (oferta do governo PS) abandalhar nas salas de aulas e agredir os Professores, porque… Chumbos por faltas vão deixar de existir.

Quanto aos Professores, BOA SORTE.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Gays, Lésbicas e afíns


A degradação dos valores é algo que começa cada vez mais a ser incutido nas sociedades modernas, ao se permitir que certos grupos “vomitem” as suas “diarreias mentais” e envenenem as mentalidades. Desta vês, os ventos são provenientes de Itália e são levados a cabo pelo grupo denominado Arcigay, (a ILGA lá do sitio) e elaborado por uma fundação canadense Emergence.
Estes energúmenos e anormais, lançaram esta semana uma campanha asquerosa, usaram para promoverem a homossexualidade, um bebe com uma pulseira de identificação, onde se pode ler “Homossexual”.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Ora vejam lá…

O Tribunal de Espinho condenou hoje um homem que confessou ter abusado sexualmente de uma menor de 11 anos, a criança ao que tudo indica padece de uma deficiência genética, que se traduz num desenvolvimento mental igualado a de uma criança com metade da sua idade.
A condenação resume-se a quatro anos de prisão, a pena pode vir a ser suspensa caso, o energúmeno pague 10 mil euros de indemnização à família da vítima, o mesmo será dizer que por 10 mil euros se pode abusar sexualmente de uma criança.
Mais uma das inúmeras pérolas da nossa justiça, não se esqueçam, para a próxima votem nos senhores do costume.

Nacionalismo


"É possível que o meu Nacionalismo seja exagerado. Mas com esse pecado morrerei e sem contrição. Porque fui sempre e sou incapaz de me fazer com inimigos da minha Pátria. Que os do Nacionalismo temperado, os do Nacionalismo pesado, medido, contado e neutro entrem em combinações, arranjos e traquibérnias; eu, não. A minha Pátria acima de todas, e acima de tudo."


Alfredo Pimenta em «A Nação» 03-01-1948

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Direita vence na Suíça


Após muitas dores de cabeça aos senhores do sistema europeu, eis que o Partido Popular, acusado de uma “campanha racista”, ganhou 29% dos votos, conquistando 62 cadeiras, trata-se da maior percentagem que um partido consegue obter numas eleições.
O programa do Partido Popular prevê para além da deportação de criminosos estrangeiros, proibir a construção de minaretes e acabar com os planos de incluir a Suíça na União Europeia.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Escutas telefónicas

"O Ministério Público é um poder feudal neste momento. Há o Conde, o Visconde, a Marquesa e o Duque."

Pinto Monteiro Procurador-Geral da República

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Veterano de guerra, eis o vosso dia

Dia 20 de Outubro de 2007, sábado, assinala-se o dia de todos os Veteranos de Guerra.

10:00 – Concentração junto ao Monumento aos Combatentes
11:00 – Discurso e deposição de flores em homenagem aos combatentes falecidos.
12:00 – Desfile até ao Ministério da Defesa Nacional.
Nunca esqueceremos os nossos homens que combateram em nome de Portugal, um bem-haja a todos, cumpriram a vossa missão de uma forma digna.

Os incorrigíveis

O Tratado de Lisboa foi aprovado, avizinha-se tempos difíceis para uma Europa frágil e desprotegida. Na foto pode-se ver um caloroso abraço a Durão Barroso acompanhado por um vómito mental, “porreiro pá”.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

HÓ miséria, quanto tempo mais

A Caixa Geral de Aposentações (CGA) recusou mais uma vez a reforma a uma Professora com 50 anos e cancro na língua, (parte dela teve de ser retirada) contrariando assim a Junta médica que declarou como incapaz para o exercício das suas funções.

A indignação de Conceição Marques está estampada nas suas palavras:

“Tenho muitas dores e uma grande dificuldade em falar, sobretudo depois de algumas horas a dar aulas. Às vezes, durante as aulas, fico com lesões na língua, que começa a sangrar, e tenho de pedir a alguma colega ou funcionária da escola para ficar com as crianças”

“Não aguento mais dar aulas. Estou física e psicologicamente arrasada. Se eu morrer fico mais barata à CGA”

“Mantive sempre a minha vida profissional sem alteração. Mesmo nos dias da quimioterapia, nunca faltei e nunca pus baixa médica”

“Não compreendo o que me estão a fazer. Não se faz a mim, mas também não se faz a estas crianças”

No mês de Julho de 2007, vale a pena recordar a frase do Primeiro-ministro José Sócrates, ao ser questionado, após divulgação pública, do caso da Professora com leucemia e de um docente com cancro na traqueia que viram as suas reformas serem recusadas pela CGA.

“Eu fiquei tão chocado como a opinião pública ficou com esses dois casos e penso que não se devem repetir” Afirmou o José Sócrates.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Pobreza no meu país

A pobreza em Portugal atinge cerca de dois milhões, um quinto dos portugueses vive com menos de 360 euro mês, sendo os mais afectados os idosos e famílias com mais de um filho. Mas existe ainda os "novos pobres", pessoas cujo os seus rendimentos não chegam para fazer face às despesas do dia a dia. Tudo isto “eleva Portugal” na lista negra dos países com uma taxa de pobreza superior à média europeia, cerca de 16% e onde existe uma maior divergência entre ricos e pobres. Este governo não governa, governa-se.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Metapedia, a enciclopédia alternativa

Tenho andado numa roda-viva com a Metapedia, trabalho e mais trabalho, contudo é muito gratificante ver as nossas criações tomarem forma. Faço um apelo a todos vós, que se juntem a Metapedia e contribuam.

Área de desenvolvimento: Dias do ano

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Orçamento de Estado

Onde se lê, o Primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou que o governo irá manter o défice nos 2,4% para OE de 2008.

Deve-se ler:

O Primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou que à custa da miséria dos Portugueses, o (des)governo irá tentar manter o défice nos 2,4% para OE de 2008.

O novo cartaz do Partido Nacional Renovador


O novo cartaz do Partido Nacional Renovador (PNR) está a suscitar uma opinião favorável entre os lisboetas. O PortugalDiário esteve, esta tarde, no Marquês de Pombal e ouviu algumas pessoas que não hesitam em dizer que os nacionalistas “têm razão”.

“O cartaz está bem feito na medida em que reivindicam a liberdade do homem”, disse um cidadão, que não quis ser identificado. “Estamos numa democracia e há liberdade de expressão. Se os de extrema-esquerda têm liberdade de falar, os de extrema-direita também têm que ter”

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Visita inesperada...

Frase proferida, sobre a “visita” da PSP à delegação sindical:

"As pessoas mais indignadas que participam neste protesto são as que votaram no PS, porque são as que se sentem mais enganadas com as políticas e atitudes do Governo"

Mário Nogueira, dirigente da FENPROF

Exercitem a inteligência...

É preciso fazer ginástica ou qualquer exercício para não emperrar, para desenvolver a resistência, para defender de amolecimentos e franzinices e banhas... Pelo amor de Deus, senhores! Não deixem o cérebro ficar lisinho como triste massa espalmada! Não deixem ficar a cabeça oca! Pelo amor de Deus! Lembrem-se de que o Criador lhes doou uma inteligência para pensar, reflectir, assimilar e enriquecer! Fora com a preguiça mental! Fora com a pressa! Demorem um bocadinho: e apliquem-se! Leiam aquelas coisas que talvez lhe custem, mas são boas e necessárias! Cultivem-se, doutrinem-se, aprendam as razões da vossa fé para não acontecer que um dia acabem outros por atraídos e levá-la ao engano, pois ela se invertebrou em simples boa-fé... «Nem só de pão vive o homem», senhores! O homem não vive só para as questões do dia-a-dia, para os problemas concretos, para as coisas da vidinha. Só lhes interessa o caso imediato? A História pessoal? O escândalo guloso? O que lhes toca mesmo pela porta? A pílula fácil de engolir? O bom-bom que se derrete sem mastigar? Oh! Oh! Meus senhores, que vergonha! Querer, apenas, assuntos de encher o olho, mas que se lêem com o rabo do olho, ao subir para o eléctrico ou ao dobrar a esquina! Qualquer dia acabam a ler só histórias aos quadradinhos ou anedotas! Correis ao chamativo! Como o touro, vejam lá, que marra no vermelho, cor muito viva! Com esse apetite de deslizar sem incómodo, com essa procura de fácil vida, ficais tão parecidos com as mulheres de vida fácil... Respeitem-se mais um bocadinho! Os senhores valem bem um esforço de concentração e aplicação. Leiam também o difícil, leiam um ou outro artigo longo, leiam a doutrina. Iremos perder o gosto da leitura? Acabaremos por reduzir-nos a público de cartazes ou de bombas jornalísticas? Demorem-se na doutrina! Leiam, releiam, estudem, comentem-na e discutem-na com os amigos! Ainda lhes tomam o gosto, verão! É como a cerveja: começa por ser amarga, mas depois... As direitas não são estúpidas, não podem ser estúpidas! Ser umas bestas ou bestificar-nos contradiz a dignidade humana para que fomos feitos. Pelo amor de Deus, senhores! Ao menos, uma hora por semana, exercitem a inteligência! Combinado?

Goulart Nogueira

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

"FAZER COM RIGOR"

Digam lá que António Costa não é um génio, uma das formas para sanear as despesas públicas da Câmara de Lisboa, é a de contrair um empréstimo junto à banca, cerca de 500 milhões de euros. Se as famílias portuguesas fizessem o mesmo já estariam falidas à muito tempo. Mas o nosso “amigo" não se fica por aqui, senão vejamos, o plano de saneamento financeiro vai implicar ainda um corte “imprescindível” na ordem dos 60 por cento nas horas extraordinárias, os funcionários da Câmara que se cuidem, outra das medidas é a redução da despesa com funcionários que tenham contrato de prestação de serviços com a autarquia. O objectivo é a redução em 30 por cento da despesa com estes trabalhadores. Mais despedimentos mais miséria…Um muito Obrigado ao Partido Socialista ao António Costa e especialmente ao nosso Primeiro-ministro José Socretino.

PS e PSD

O deputado do PS, Ricardo Rodrigues afirmou que o novo regime de prisão preventiva procura dar resposta a todos os problemas que foram encontrados no antigo sistema, “reforçando” as medidas de coacção, em entrevista ao Acção Socialista enaltece todas as alterações introduzidas no novo Código do Processo Penal. O coordenador da primeira comissão tirou mais um coelho da cartola, (o que para mim não é novidade) ao afirmar ainda a “especial relevância politica e institucional” do Pacto celebrado entre o PS e o PSD.


Mas… No que é que ficamos! Onde está a oposição?

O que é certo é que a “mosca” não os larga, porque será!

domingo, 7 de outubro de 2007

O FASCISMO EM PORTUGAL


Em 1926, o Exército português toma conta do poder, pondo termo ao período do "Liberalismo convulsivo" republicano. As histórias oficiais dos quarenta anos seguintes hão-de enaltecer o gesto, salientando a unidade da Força Armada no movimento, o seu carácter apartidário, a figura do seu efémero Caudilho - Gomes da Costa, um militarão rude e corajoso, encanecido, quanto o permitiram o tempo e o lugar, nas lides da Guerra - bem depressa arrumado na prateleira. A verdade não foi bem esta, embora não andasse por muito longe. Gomes da Costa fora estimulado e industriado por um núcleo de "conselheiros" civis; os militares partidários do Regime vencido intentariam ainda o regresso aos velhos tempos e se a "indefinição" ideológica ajudou a achar apoios e neutralizar resistências é certo que os comités de jovens oficiais nacionalistas tinham a teia bem montada nas fileiras e a nota dominante das proclamações deixava já adivinhar as linhas mestras do futuro. Depois, se a História é feita de acção e reacção mesmo que qualquer dos termos implique carga positiva ou negativa - não é de estranhar que, tendo sido característica essencial da Primeira República o anticlericalismo maçonizante, a sua queda trouxesse, pelo menos, o dado da Igreja ou do seu braço político secular. Nesta Sociedade pré-industrial em arranque para o desenvolvimento, vencido o radicalismo jacobino pela força da sua inépcia e contradições, não é muito estranho que ficasse de pé, como corpo de doutrina e instituição, o Catolicismo que, além de ter representado, até por legítima defesa, um papel fundamental no combate político contra o Regime, tinha a força que lhe advinha duma concepção geral do mundo - aliás reforçada pelas encíclicas leoninas e pela ressurreição tomista - e, também, de ser, apesar de tudo, uma organização supranacional. Deste modo, tudo concorre para que Oliveira Salazar, um homem de formação e militância católica (como prova a exaustiva biografia de Alberto Franco Nogueira agora aparecida) venha a ser, como entendido máximo no problema crucial do país - o financeiro - a média unificadora das tendências sociopolíticas e blocos de pressão que apoiavam a Ditadura Militar, o "recuperador" do movimento "apolítico" do 28 de Maio. Mas se é um católico está longe de ser um clerical, uma eminência de sacristia e beatério, um produto, mesmo de primeira ordem, da internacional vaticana, como o querem fazer crer alguns jarrões da Outra Senhora, literatos mesclados de boticário jacobino, que o 25 de Abril e seus serôdios cravos desenterraram para a farsa-tragédia que nos trouxeram alguns capitães equivocados na vocação, vai para três anos. Salazar é pois um católico nacionalista, que se permite, com a autoridade de conhecer, estabelecer os limites da Igreja e do Estado, do mesmo modo lúcido e metódico como equilibra as Finanças e assume, pelo controlo das despesas, os cordéis da Administração. Mas levar as coisas mais longe, caracterizar, a partir de certos paralelos e dum aparato formal que a época e as circunstâncias impunham, o pensar e construir do Estado Novo como subespécie da Revolução Romano-Fascista é desconhecer, pelo menos, os mais elementares fundamentos e realizações dos regimes, ou mera simplificação propagandística da alegre demagogia rectangular, que intenções e efeitos não salvam da asneira. Havia, é certo, os ventos da História: na Itália, um condottieri revolucionário, lido em Sorel e nos sindicalistas heterodoxos, com uma costela em Nietzsche outra em Maquiavel, aliados a um background socialista e um sentido excepcional da agitprop, bate-se nas trincheiras e nas ruas, conquista o Poder num golpe de audácia, reconcilia a Nação e os Trabalhadores, reinventa Roma, trata de grandeza e de Obras Públicas, põe um Pais a cantar e a secar pântanos, ensina que as classes se devem fundir em milícias negras, tendo por insígnia o feixe de varas, que acompanhava os Antigos, a Autoridade e a Justiça. Na Alemanha - leia-se, numa sociedade tecnologicamente avançada, industrial - um ex-comandante duma guerra perdida, rodeado por intelectuais, por barões do Ostland e proletários de verdade - os tais "castanhos" por fora e "vermelhos" por dentro - ressuscita as insígnias dos Árias, vence uma longa batalha nas ruas e nas urnas, e recebe a investidura na cadeira de Bismark, das mãos de um velho marechal prussiano, contemporâneo de Sédan e das glórias do II Reich, último presidente do primeiro modelo social-democrata europeu, que não deixava saudades. Talvez porque as mesmas causas provocam efeitos semelhantes, a crise das democracias parlamentares, do sonho maçónico de Genebra, da primeira Europa do Capital, agonizantes entre um sindicalismo abandeirado a Moscovo e a resistência nacional aos projectos mundialistas, cujo sinal partira de Roma, conduzia, por toda a parte, nessa década de trinta em que Salazar lançava os pilares do novo regime, à eclosão de movimentos nacionalistas e autoritários, que, contudo, se alinhavam em dois ramos bem distintos: o fascista, onde o nacionalismo extremo ia acompanhado de claro progressismo e revolução social; o conservador, onde, quase sempre sob os auspícios da Igreja (da outra Roma, não a do Forum Mussolini, mas do Vaticano), o paternalismo e tradicionalismo económicos - mesmo acompanhados duma estratégia de fomento modernizante - significavam, eticamente, mais um regresso ao Antigo Regime que uma criação do novo.

Jaime Nogueira Pinto
Agradecimentos: Fascismo em Rede

Cantiga do soldado - 1915

Eu hei d’ir de Serra em Serra
Nossa Bandeira mostrar;
Havemos de ser na terra
O que já fômos no mar.

Ninguém me peça que fique
Que eu não quizera ficar;
Sol que brilhaste em Ourique
Tornas de novo a brilhar.

Hei-de levar ao meu lado
A guitarra sensual
Que vencer cantando o fado
E’ fado de Portugal

O’ soldados, a Ventura
Ha de ser nossa irmã;
Que depois da noite escura
Nasce o sol pela manhã.

Já diviso os arreboes
D’ um sol distante que vem
Mostrar que netos d’heroes
Hão de ser heroes também.

E se eu morrer não se zangue
Minha mãe… não leve a mal;
Tem sido feita com sangue
A história de Portugal!

Vou partir, vou para a guerra,
A todo o mundo mostrar
Que havemos de ser na terra
O que já fomos no mar!

Lisboa, Janeiro 1915 - Manuel A. F. de Barros

sábado, 6 de outubro de 2007

A rua das couves





A população de 300 habitantes da Freguesia Várzea de Meruge, concelho de Seia, (Serra da Estrela) cansou-se de pedir ao Senhor Presidente da junta que reparasse o piso de uma das ruas desta bela terra. Não vendo o seu pedido levado a bom porto, decidiram-se por plantar couves nos buracos como forma de protesto.

Nunca a frase, atirou com o carro para as couves fez tanto sentido.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Ranking dos sistemas de saúde europeus

Segundo o Correia de Campos:
.
Mas... segundo a consultora Sueca, Health Consumer Powerhouse :
.
Portugal desce 3 posições em relação ao ano passado

A consultora Sueca, Health Consumer Powerhouse classifica todos os sistemas nacionais de saúde com base em cinco áreas:

1 - Direitos e informação dos pacientes
2 - Tempos de espera
3 - Resultados dos cuidados de saúde
4 - Generosidade do sistema
5 - Acesso a medicação

RANKING 2007
1.º- Áustria 2.º- Holanda 3.º- França 4.º- Suíça 5.º- Alemanha 6.º- Suécia 7.º- Noruega
8.º- Finlândia 9.º- Dinamarca 10.º- Bélgica 11.º- Luxemburgo 12.º- Estónia 13.º- Chipre 14.º- Espanha 15.º- República Checa 16.º- Irlanda 17.º- Reino Unido 18.º- Itália
19.º- PORTUGAL
20.º- Eslovénia 21.º- Grécia 22.º- Malta 23.º- Eslováquia 24.º- Hungria 25.º- Roménia
26.º- Lituânia 27.º- Polónia 28.º- Bulgária 29.º- Letónia

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O Século ilustração Portuguesa

O abraço de despedida - Partida do soldado Português